quinta-feira, 22 de abril de 2010

Pesca Artesanal

“Ao longo de toda a costa e nas águas interiores do Brasil é possível encontrar pessoas, ou famílias que, no exercício da pesca, extraem da natureza as condições objetivas de sua reprodução, como o acesso à alimentação e renda. Mas não apenas. A atividade pesqueira é também geradora de elementos subjetivos, formadores de uma cultura de interação com a natureza, produtores de traços característicos que, mesmo variando regionalmente, permitem identificá-los enquanto grupo social – pescadores artesanais. Ainda que expostos a uma série de problemas, os quais incluem especulação imobiliária, poluição e degradação dos ambientes aquáticos, competição por espaço com atividades industriais e turísticas, entre outros, os pescadores artesanais persistem como um grupo social que busca assegurar sua reprodução através da apropriação direta de recursos naturais de uso comum. [...]A grande variedade de ambientes ecológicos nos quais a pesca é realizada propiciou, ao longo do tempo, o surgimento de diferentes sistemas de pesca, produtos de uma co-evolução entre o meio natural, o conhecimento tradicional e as técnicas desenvolvidas pelos pescadores.”


Trecho retirado da tese de Vinicius Frizzo Pasquotto encontrado em : http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp004961.pdf

Segundo o autor nas águas interiores e nas costas brasileiras é possível encontrar inúmeras pessoas trabalhando para adquirir sua alimentação e renda. Como citado, essa atividade pesqueira também é geradora de um grupo social, os pescadores artesanais, que utilizam a interação com a natureza. Acredita-se nas vantagens da pesca artesanal, por ser uma atividade utilizada de recursos naturais de uso comum, sendo então um trabalho de baixo impacto para o ecossistema aquático.








Um comentário:

  1. OK, bom artigo.
    Vamos caprichar agora na divulgação e na atualização constante do blog.
    Espero...

    ResponderExcluir