terça-feira, 8 de junho de 2010

Viagem ao Pólo Petroquímico

Como planejamento de cunho escolar, é normal que algumas escolas realizem viagens para aprofundar e valorizar os conhecimentos dos alunos. Como parte do currículo escolar, o Colégio Salvatoriano Bom Conselho obtêm há algum tempo, a realização de viagens extracurriculares para seus alunos. Como integrantes do 3° ano do Ensino Médio fomos privilegiados e tivemos a oportunidade de realizar a viagem para Triunfo, próxima a capital rio-grandense. Além da disciplina de Química, o professor de Geografia, que também nos acompanhou, requisitou um relatório do acontecido. Então, por meio deste blog, procuraremos demonstrar aos nossos visitantes um pouco dos conhecimentos que adquirimos.
Primeiramente, fomos à Braskem onde conhecemos o seu principal objetivo, fornecer matéria prima. Essa é uma empresa de Primeira e Segunda Geração, a qual tem como função extrair e refinar o petróleo, passando então a produzir uma série de subprodutos, como a nafta, que após são transformados em gases. Esse processo serve como base para empresas de Terceira Geração, que são responsáveis pela produção de produtos, como utensílios domésticos, escovas, brinquedos, entre outros produtos de uso diário.


Posteriormente, visitamos a Corsan Sitel, que tem um sistema de tratamento dos efluentes líquidos orgânicos ou inorgânicos resultantes das indústrias pertencentes ao Pólo Petroquímico. Esse processo passa por três etapas: a primária, que separa o óleo da área, retirando materiais flutuantes; a secundária, que faz a decantação e a terciária que vai para os filtros. Na etapa final, os efluentes orgânicos e inorgânicos são misturados e transportados para as lagoas de estabilização, após isso são despejados sobre o solo.
Essa viagem tem uma pequena relação com o que mostramos em nosso blog, a Braskem sendo uma empresa ecologicamente correta, divulga assim, para a sociedade um papel importante para o meio ambiente não adotado por algumas industrias, como por exemplo toda a água utilizada na empresa que acaba sendo contaminada com compostos orgânicos e inorgânicos,e que algumas vezes também pode ocorrer o vazamento de algum efluente perigoso para o meio ambiente,ao invés de largarem diretamente aos rios os contaminando,prejudicando, e até matando a vida marinha,manda diretamente a Corsan Sitel possuidora de uma grande estrutura para tratar essas água.
Um processo importante que deveria ser utilizado por muitas empresas,que ajudaria na prevenção do esgotamento de reservas de pescas, sendo também um fator que agride a vida marinha se não tratado com determinada atenção, pois ele pode,além de prejudicar o ecossistema aquático prejudicar também a sociedade.

Um comentário: