quinta-feira, 24 de junho de 2010

Alguns conhecimentos sobre a pesca


No Brasil, a presença de pescadores que sobrevivem com suas próprias produções é comum. Porém essa existência pode estar ameaçada, pois sabe-se da poluição existente em águas e também da super exploração desse meio, a qual pode ser vista na pesca esportiva.
Isso tudo mostra o quanto a natureza necessita estar equilibrada, tanto para quem vive da pesca como para os de mais.
Pode-se mostrar dois tipos de pesca: a artesanal, que é exercida pelo proprietário do meio de produção e é voltada para o abastecimento do mercado interno, ou a empresarial, que contrata terceiros e é voltada para meios industriais e para exportação.
Esses processos sofrem fiscalização, a qual é feita pela Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente- Feema, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis- Ibama, por policiais florestais e também por Organizações Não Governamentais-ONGs. As fiscalizações servem para evitar que quantidades excessivas sejam retiradas, para que pescam sejam feitas em lugares proibidos e também para que seja evitada a pesca na época da piracema, período no qual ocorre a reprodução dos peixes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário