quinta-feira, 22 de abril de 2010

Pesca Artesanal

“Ao longo de toda a costa e nas águas interiores do Brasil é possível encontrar pessoas, ou famílias que, no exercício da pesca, extraem da natureza as condições objetivas de sua reprodução, como o acesso à alimentação e renda. Mas não apenas. A atividade pesqueira é também geradora de elementos subjetivos, formadores de uma cultura de interação com a natureza, produtores de traços característicos que, mesmo variando regionalmente, permitem identificá-los enquanto grupo social – pescadores artesanais. Ainda que expostos a uma série de problemas, os quais incluem especulação imobiliária, poluição e degradação dos ambientes aquáticos, competição por espaço com atividades industriais e turísticas, entre outros, os pescadores artesanais persistem como um grupo social que busca assegurar sua reprodução através da apropriação direta de recursos naturais de uso comum. [...]A grande variedade de ambientes ecológicos nos quais a pesca é realizada propiciou, ao longo do tempo, o surgimento de diferentes sistemas de pesca, produtos de uma co-evolução entre o meio natural, o conhecimento tradicional e as técnicas desenvolvidas pelos pescadores.”


Trecho retirado da tese de Vinicius Frizzo Pasquotto encontrado em : http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cp004961.pdf

Segundo o autor nas águas interiores e nas costas brasileiras é possível encontrar inúmeras pessoas trabalhando para adquirir sua alimentação e renda. Como citado, essa atividade pesqueira também é geradora de um grupo social, os pescadores artesanais, que utilizam a interação com a natureza. Acredita-se nas vantagens da pesca artesanal, por ser uma atividade utilizada de recursos naturais de uso comum, sendo então um trabalho de baixo impacto para o ecossistema aquático.








terça-feira, 20 de abril de 2010

"rig" humano: até que ponto podemos confiar?



O termo “rig”, aplicado à pesca, define o conceito de “montagem”, que envolve a aplicação de nós, anzóis, chumbos, miçangas, giradores, grampos, engates-rápidos nas iscas para aumentar a eficiência da pesca. As montagens são adaptas conforme a região, e mesmo assim, em algumas regiões a eficácia não é garantida, pois em algumas regiões como a serra gaúcha, existem lagos artificiais que tem grande presença de vegetações e pouca profundidade, sendo assim muitas iscas ficam presas na flora o que anula o trabalho e espanta os peixes.


“Tá nervoso, vai pescar?” ou “Com a pesca vai ficar nervoso?” Acredita-se que com a pesca você realmente vai ficar nervoso, pois a excessiva exploração e o descuidado com o meio ambiente, farão com que você não possa mais usufruir deste lazer para descarregar seus nervos e sim gerará mais problemas tanto para vida marinha quanto para a sua vida pessoal, e então você prefere ajudar o meio ambiente ou continuar prejudicando este bem natural?

Deixe seu comentário a respeito do assunto.


Reservas de pesca podem ser recuperadas




Estudo mostra que gestão adequada em zonas devastadas pela pesca excessiva permite recuperar os efectivos das espécies vulneráveis.

As tradicionais zonas de pesca do planeta estão em risco de colapso no prazo de poucas décadas, como alertam há anos os cientistas. Um grupo alargado de investigadores de vários países veio agora mostrar que isso pode ser evitado se as autoridades regularem de forma adequada a gestão da pesca comercial.
De acordo com os autores, 63% das reservas estimadas de peixe no mundo necessitam de ser reconstituídas para se evitar o desaparecimento das espécies vulneráveis.
"Em todas as regiões constatamos uma tendência inquietante para uma perda crescente dos stock", afirmou Boris Worm (Professor Assistente em biologia da Universidade Dalhousie,em Halifax),sublinhando, no entanto, que o estudo da sua equipe "mostra que os oceanos não são uma causa perdida".
Segundo os dados apurados pelos investigadores, houve progressos importantes em várias regiões dos Estados Unidos, da Islândia ou da Nova Zelândia, do ponto de vista da recuperação das reservas, que haviam sofrido uma devastação durante décadas de pesca intensiva. Medidas de gestão adequadas para travar essa devastação permitiram a recuperação verificada nos últimos dois anos pela equipe. "Essa gestão abre a porta ao restabelecimento ecológico e econômico dessas regiões e é uma esperança global", disse Boris Worm.
Ciências - DN 31 julho 2009




Se todos os envolvidos na pesca colaborassem e seguissem a gestão estabelecida facilitaria na recuperação das reservas e evitaria o desaparecimento das espécies vulneráveis de peixes.
Pois isso não é um caso perdido,com a ajuda de todos isso poderá ser revertido, porém esse hábito deverá ser mantido para que no futuro não ocorra novamente.


terça-feira, 13 de abril de 2010

Exploração Oceânica

Este blog abrange o tema: esgotamento das reservas de pesca, que tem como objetivo auxiliar em pesquisas relacionadas ao assunto, por meio de publicações de artigos de diferentes autores, textos relacionados, reportagens, fotos. Permitindo também perguntas, sugestões e debates a respeito do assunto em questão.

A partir deste vídeo demonstra-se o que realmente esta acontecendo com as pescas:

Os oceanos, juntamente com os mares e outros, fazem parte do ecossistema aquático. Esse ecossistema é mais antigo que o ecossistema terrestre e também reúne quase o dobro de filos animais. O mesmo influencia em diversos aspectos humanos e ambientais, pois ajuda na sobrevivência na Terra, regulando as condições climáticas e o equilíbrio químico do planeta; e possibilitando a obtenção de alimentos e lazer para a espécie humana.

Porém, nessa obtenção de alimentos e explorações para lazeres o homem acaba prejudicando esse ecossistema, como por exemplo, ocasionando o esgotamento das reservas superficiais de pesca. Essa conseqüência é dada pela ação antrópica, que também está gerando outro problema, no qual as frotas de navios estão começando a explorar o fundo oceânico, a fim de conseguirem fins lucrativos. Com essas ações o ambiente aquático tende a não só ter um esgotamento superficial, mas também profundo que continuará gerando perda dos seres deste meio e também prejudicando a vida humana.