quinta-feira, 22 de abril de 2010
Pesca Artesanal
terça-feira, 20 de abril de 2010
"rig" humano: até que ponto podemos confiar?
“Tá nervoso, vai pescar?” ou “Com a pesca vai ficar nervoso?” Acredita-se que com a pesca você realmente vai ficar nervoso, pois a excessiva exploração e o descuidado com o meio ambiente, farão com que você não possa mais usufruir deste lazer para descarregar seus nervos e sim gerará mais problemas tanto para vida marinha quanto para a sua vida pessoal, e então você prefere ajudar o meio ambiente ou continuar prejudicando este bem natural?
Deixe seu comentário a respeito do assunto.
Reservas de pesca podem ser recuperadas
As tradicionais zonas de pesca do planeta estão em risco de colapso no prazo de poucas décadas, como alertam há anos os cientistas. Um grupo alargado de investigadores de vários países veio agora mostrar que isso pode ser evitado se as autoridades regularem de forma adequada a gestão da pesca comercial.
De acordo com os autores, 63% das reservas estimadas de peixe no mundo necessitam de ser reconstituídas para se evitar o desaparecimento das espécies vulneráveis.
"Em todas as regiões constatamos uma tendência inquietante para uma perda crescente dos stock", afirmou Boris Worm (Professor Assistente em biologia da Universidade Dalhousie,em Halifax),sublinhando, no entanto, que o estudo da sua equipe "mostra que os oceanos não são uma causa perdida".
Segundo os dados apurados pelos investigadores, houve progressos importantes em várias regiões dos Estados Unidos, da Islândia ou da Nova Zelândia, do ponto de vista da recuperação das reservas, que haviam sofrido uma devastação durante décadas de pesca intensiva. Medidas de gestão adequadas para travar essa devastação permitiram a recuperação verificada nos últimos dois anos pela equipe. "Essa gestão abre a porta ao restabelecimento ecológico e econômico dessas regiões e é uma esperança global", disse Boris Worm.
Se todos os envolvidos na pesca colaborassem e seguissem a gestão estabelecida facilitaria na recuperação das reservas e evitaria o desaparecimento das espécies vulneráveis de peixes.
Pois isso não é um caso perdido,com a ajuda de todos isso poderá ser revertido, porém esse hábito deverá ser mantido para que no futuro não ocorra novamente.
terça-feira, 13 de abril de 2010
Exploração Oceânica
Este blog abrange o tema: esgotamento das reservas de pesca, que tem como objetivo auxiliar em pesquisas relacionadas ao assunto, por meio de publicações de artigos de diferentes autores, textos relacionados, reportagens, fotos. Permitindo também perguntas, sugestões e debates a respeito do assunto em questão.
A partir deste vídeo demonstra-se o que realmente esta acontecendo com as pescas:
Os oceanos, juntamente com os mares e outros, fazem parte do ecossistema aquático. Esse ecossistema é mais antigo que o ecossistema terrestre e também reúne quase o dobro de filos animais. O mesmo influencia em diversos aspectos humanos e ambientais, pois ajuda na sobrevivência na Terra, regulando as condições climáticas e o equilíbrio químico do planeta; e possibilitando a obtenção de alimentos e lazer para a espécie humana.
Porém, nessa obtenção de alimentos e explorações para lazeres o homem acaba prejudicando esse ecossistema, como por exemplo, ocasionando o esgotamento das reservas superficiais de pesca. Essa conseqüência é dada pela ação antrópica, que também está gerando outro problema, no qual as frotas de navios estão começando a explorar o fundo oceânico, a fim de conseguirem fins lucrativos. Com essas ações o ambiente aquático tende a não só ter um esgotamento superficial, mas também profundo que continuará gerando perda dos seres deste meio e também prejudicando a vida humana.