sábado, 14 de agosto de 2010

Curiosidades sobre Tubarões

Os tubarões fazem parte de uma família muito antiga de animais. Com o passar do tempo foram sofrendo modificações e, atualmente, há cerca de 375 espécies pelo mundo.
Esses animais têm grande capacidade sensorial, sendo capazes de perceber vários tipos de estímulos. O olfato é fantástico, sua audição e a linha unilateral(órgão sobre a pele, que contém centenas de células sensores) estão ligadas e, por terem a maior sensibilidade elétrica entre todos as criaturas da Terra, captam vibrações na água. São carnívoros, e em sua dieta estão presentes peixes, crustáceos, lulas, polvos, tartarugas, raias e outros.
Os tubarões exercem grande importância para a humanidade, pois poderão servir em tratamentos de doenças, na limpeza das águas e até em instrumentos utilizados pelo homem.
Eles possuem um sistema imunológico altamente desenvolvido, com isso, no futuro, após outras descobertas, ajudarão no tratamento preventivo e até na cura de doenças letais para o homem. Eles também têm, em seu sangue, certos compostos anticoagulantes que poderão servir em aplicações de doenças cardíacas.
Além de poderem exercer funções em tratamentos de doenças, eles também ajudam na limpeza das águas, pois algumas espécies, que filtram seu alimento, consomem grande quantidade de zooplâncton o que evita a proliferação de algas prejudiciais, como a maré vermelha. Com sua alimentação, ajudam também, a diminuir as carcaças e dejetos em oceanos.
Muitas pessoas vêem os tubarões como matadores, porém dentro da natureza exercem uma participação importante e podem ser mais útil do que você imagina.

Autor: Bruna P. Meneghetti