terça-feira, 29 de junho de 2010

Dia do Pescador!


Por ser comemorado no dia 29 de junho o Dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores, é comemorado também o Dia do Pescador.
Pescador não é só aquele que conta histórias. É aquele que conhece a natureza, sabe quando é a melhor hora para pôr em prática suas habilidades, conhece o melhor lugar para parar seu barco pesqueiro, utiliza seus conhecimentos de forma consciente e ainda quando o dia está favorável garante alimento e sustento para sua família. Pescador também é aquele sujeito que sofre dificuldades quando a maré não está favorável, quando o dia não está bom e quando os peixes estão fora do seu alcance.
Por tantas conquistas e também dificuldades, queremos parabenizar todos os pescadores e desejar cada vez mais sucesso nessa admirável atividade.



Autor: Bruna P. Meneghetti

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Alguns conhecimentos sobre a pesca


No Brasil, a presença de pescadores que sobrevivem com suas próprias produções é comum. Porém essa existência pode estar ameaçada, pois sabe-se da poluição existente em águas e também da super exploração desse meio, a qual pode ser vista na pesca esportiva.
Isso tudo mostra o quanto a natureza necessita estar equilibrada, tanto para quem vive da pesca como para os de mais.
Pode-se mostrar dois tipos de pesca: a artesanal, que é exercida pelo proprietário do meio de produção e é voltada para o abastecimento do mercado interno, ou a empresarial, que contrata terceiros e é voltada para meios industriais e para exportação.
Esses processos sofrem fiscalização, a qual é feita pela Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente- Feema, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis- Ibama, por policiais florestais e também por Organizações Não Governamentais-ONGs. As fiscalizações servem para evitar que quantidades excessivas sejam retiradas, para que pescam sejam feitas em lugares proibidos e também para que seja evitada a pesca na época da piracema, período no qual ocorre a reprodução dos peixes.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Aquecimento global ameaça corais brasileiros

No dia 13 de junho de 2010, foi mostrada no Fantástico, a reportagem que falava sobre os corais brasileiros. Vendo essa reportagem percebe-se a preocupação existente com seres habitantes do ecossistema marinho.
Essas preocupações são consequências do aquecimento global, o qual faz com que as águas aqueçam e a fotossíntese dos diferentes tipos de corais seja prejudicada, esse prejuízo faz com que colônias inteiras fiquem esbranquiçadas e algumas até mortas.
Veja a reportagem e conheça mais sobre o assunto. Saiba também que você pode ajudar a preservar essas espécies com simples atos como, evitar a pesca excessiva, a poluição química e outras ações, já citadas aqui em diferentes postagens.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Viagem ao Pólo Petroquímico

Como planejamento de cunho escolar, é normal que algumas escolas realizem viagens para aprofundar e valorizar os conhecimentos dos alunos. Como parte do currículo escolar, o Colégio Salvatoriano Bom Conselho obtêm há algum tempo, a realização de viagens extracurriculares para seus alunos. Como integrantes do 3° ano do Ensino Médio fomos privilegiados e tivemos a oportunidade de realizar a viagem para Triunfo, próxima a capital rio-grandense. Além da disciplina de Química, o professor de Geografia, que também nos acompanhou, requisitou um relatório do acontecido. Então, por meio deste blog, procuraremos demonstrar aos nossos visitantes um pouco dos conhecimentos que adquirimos.
Primeiramente, fomos à Braskem onde conhecemos o seu principal objetivo, fornecer matéria prima. Essa é uma empresa de Primeira e Segunda Geração, a qual tem como função extrair e refinar o petróleo, passando então a produzir uma série de subprodutos, como a nafta, que após são transformados em gases. Esse processo serve como base para empresas de Terceira Geração, que são responsáveis pela produção de produtos, como utensílios domésticos, escovas, brinquedos, entre outros produtos de uso diário.


Posteriormente, visitamos a Corsan Sitel, que tem um sistema de tratamento dos efluentes líquidos orgânicos ou inorgânicos resultantes das indústrias pertencentes ao Pólo Petroquímico. Esse processo passa por três etapas: a primária, que separa o óleo da área, retirando materiais flutuantes; a secundária, que faz a decantação e a terciária que vai para os filtros. Na etapa final, os efluentes orgânicos e inorgânicos são misturados e transportados para as lagoas de estabilização, após isso são despejados sobre o solo.
Essa viagem tem uma pequena relação com o que mostramos em nosso blog, a Braskem sendo uma empresa ecologicamente correta, divulga assim, para a sociedade um papel importante para o meio ambiente não adotado por algumas industrias, como por exemplo toda a água utilizada na empresa que acaba sendo contaminada com compostos orgânicos e inorgânicos,e que algumas vezes também pode ocorrer o vazamento de algum efluente perigoso para o meio ambiente,ao invés de largarem diretamente aos rios os contaminando,prejudicando, e até matando a vida marinha,manda diretamente a Corsan Sitel possuidora de uma grande estrutura para tratar essas água.
Um processo importante que deveria ser utilizado por muitas empresas,que ajudaria na prevenção do esgotamento de reservas de pescas, sendo também um fator que agride a vida marinha se não tratado com determinada atenção, pois ele pode,além de prejudicar o ecossistema aquático prejudicar também a sociedade.

domingo, 6 de junho de 2010

Poluição das águas

Ao olhar esta charge é fácil notar o que as ações antrópicas causam para outras espécies, as quais não conseguem sobreviver a tantos prejuízos.
Sabe-se que 97% da água do planeta é salgada, não apropriada para o consumo humano, dessa forma apenas 3% é doce. Porém desse percentual, somente cerca de 0,8% estão disponíveis, sendo ainda uma parte poluída. Esse problema pode ter várias origens, dentre muitas as principais são: a poluição industrial, agrícola e doméstica.
Até pouco tempo, a água era tida como um bem infinito, entretanto sabe-se que, atualmente, essa ideia é ultrapassada e que esse problema causa grandes preocupações, uma vez que muitos países já enfrentam dificuldades para obter água.
Diante de tudo isso, o que você faz para ajudar o meio ambiente?! Pense nisso!

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Amanhã, Dia Mundial do Meio Ambiente!


No dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em 1972, ocorreu a criação desta data, em virtude de um encontro promovido pela ONU com o objetivo de tratar assuntos ambientais.
A conferência reuniu 113 países, com a principal abordagem na degradação ambiental que o homem tem causado e os riscos dessa ação antrópica para o ser humano e para outras espécies.
A partir de 1974, o Brasil começou um trabalho de conscientização ambiental, através da secretaria do meio ambiente, que visava demonstrar para a população as atitudes que deveriam ser tomadas por cada um para a preservação do meio ambiente. Porém, atualmente, nem todos contribuem com o planeta.
Atitudes como: reciclar o lixo, não jogá-los nas ruas e em rios, diminuir o uso de carros, e tantas outras ações ajudarão a manter espécies e evitarão mais problemas para o homem e o meio.